top of page

Veja 3 tipos de processos empresariais que precisam de atenção

No momento atual, os tipos de processos empresariais assumem características diferentes e desafiadoras. Para favorecer a inovação eles não podem ser engessados e, ao mesmo tempo, para aumentar a eficiência, devem garantir um padrão.

É exatamente a definição clara e objetiva de cada etapa que permite à empresa instruir seus colaboradores sobre o modelo que devem seguir, além de medir, avaliar e aprimorar constantemente cada processo.

Por isso, é urgente refletir sobre o tema. Siga com a leitura, reflita sobre como eles são geridos na sua empresa e garanta uma operação dinâmica e controlada na medida certa.


1. Processos primários

Os processos são classificados de acordo com a proximidade deles em relação aos clientes, o que significa que os primários são aqueles mais ligados à entrega do seu produto ou serviço ao comprador.

Mas então você pode se perguntar: por que eles são chamados de primários? Pois bem, é que eles iniciam com as compras de matéria-prima, insumos e/ou produtos acabados, dependendo de ocorrerem em uma indústria, no varejo ou em empresas de serviço.

Ou seja, eles costumam começar fora da empresa, nos seus fornecedores, e terminar além dela, nos clientes, sendo que podem existir intermediários, como distribuidores e representantes.

Esses processos têm um peso maior na construção de percepção de valor no cliente, uma vez que têm a função de processar a entrega desse valor.


2. Processos de suporte

Para que os processos primários fluam adequadamente é preciso organizar uma estrutura de apoio e suporte, ou seja, operacionalizar as atividades de gestão de pessoas, manutenção, contabilidade, financeiras e assim por diante.

Os processos que ocorrem nesses setores são os de suporte. Por exemplo: o processo de recrutamento, seleção e contratação de colaboradores, elaboração do orçamento necessário a execução dos processos primários, e assim por diante.

Muitos se referem a esses processos como independentes à geração do valor a ser entregue para o cliente, o que não parece correto. É verdade que eles não têm influência direta nessa entrega, mas indiretamente, todo o processo pode influenciar no valor. Se a empresa não contratar as pessoas certas, terá dificuldade de produzir os melhores resultados.


3. Processos gerenciais

Portanto, a sinergia entre os processos é determinante para que eles contribuam juntos para o aumento da eficiência operacional, para o cumprimento dos objetivos estratégicos e melhora da condição de competitividade. Por isso, são necessários os processos gerenciais.

Eles se referem às atividades de planejamento, coordenação, governança e monitoramento dos processos primários e de apoio. Eles são fundamentais para melhorar os resultados e estabelecer planos de ação, sejam inovadores, sejam de manutenção, sejam de melhoras incrementais.

Para concluir, considere que conhecer os tipos de processos empresariais ajuda a organizar suas prioridades em cada um deles. Você pode determinar a importância de cada um de acordo com as necessidades estratégicas atuais, mas tendo em mente que eles estão diretamente ligados um ao outro, formando um grande e único processo: sua operação.


03 processos da empresa


Aprimorá-los sistematicamente é o que garante sua eficiência operacional. Por isso, continue no blog e aprofunde-se sobre o tema e veja 4 dicas para otimizar processos na sua empresa.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page