top of page

Confira os 5 principais erros de gestão cometidos pelas PMEs!

Atualizado: 20 de abr. de 2020

Os erros de gestão, tão danosos para grandes empresas, são ainda mais perigosos para as PMEs. Afinal, a gestão desse tipo de empreendimento exige uma série de cuidados.

As Pequenas e Médias Empresas são muito suscetíveis: seu faturamento é menos vultoso que o das grandes corporações e, por isso mesmo, uma perda de capital pode gerar impactos negativos irreversíveis.

No artigo de hoje, vamos explicar quais são os principais erros de gestão cometidos pelas PMEs e como você pode evitá-los. Acompanhe.


1. Misturar as contas pessoais com as da empresa


Esse é, como certeza, o erro mais óbvio e, por incrível que pareça, um dos mais comuns entre gestores.

Não é à toa que existem categorias para a retirada de dinheiro por parte dos sócios de uma empresa: estamos falando da distribuição de lucros e do pró-labore, ambos realizados mensalmente e calculados de acordo com os limites estipulados em análises financeiras.

Evite a todo custo realizar saques ou planejar as suas despesas pessoais junto às da empresa.


2. Não fazer planejamento


Muitas decisões são tomadas por gestores de PMEs em conversas informais, avaliando apenas parcialmente suas implicações.

Um bom planejamento — seja ele um plano estratégico anual ou a preparação para uma ação importante — nasce de uma reunião com todos os membros do time, onde são coletadas opiniões, e é documentado para análise ao final da sua execução.


3. Falta de controle de estoque


Seja por falhas no registro da mercadoria, problemas com espaço físico ou de um software para regular a entrada e saída de materiais, o controle de estoque é uma área cinzenta para os gestores de PMEs.

Vale ressaltar que um erro muito comum é não manter um capital de giro condizente com as aquisições de insumos ou produtos. O capital de giro é o montante destinado a, entre outras coisas, pagar fornecedores quando o seu caixa ainda não recebeu entradas.


4. Confundir investimento com custos


Investimento é um montante despendido em uma ação que, em um prazo determinado, pagará o valor aportado (o que chamamos de payback) e, a partir daí passará a gerar lucro. Já um custo é um gasto de qualquer natureza, sem retorno previsto.

Se você encara as duas coisas apenas como "gastar dinheiro", tem incorrido no erro comum de confundir investimento com custos.


5. Gerenciar mal as pessoas


Nenhum negócio, seja ele grande ou pequeno, se sustenta se não tiver as pessoas certas nos lugares certos. Não subestime a capacidade de gerenciar pessoas. Não é lugar-comum dizer que elas são o maior ativo da sua empresa.

Esteja aberto ao diálogo, receba novas ideias com bons olhos e tente colocá-las em prática. Principalmente, gaste parte do seu tempo para aprender como motivar e gerenciar os seus colaboradores.

Saiba quando sentem falta de bonificações financeiras ou se o que os aflige é pouca autonomia no trabalho. Lidar com pessoas envolve muitas variáveis, mas é a parte que mais dá retorno em qualquer negócio.

Esperamos que, depois de ler este conteúdo, você esteja imune aos principais erros de gestão cometidos por PMEs.


Se quiser mais dicas para colocar a sua empresa no rumo do crescimento, entre em contato com a gente. Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo!


erros PME


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page