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Foto do escritorAnderson Oliveira

Como a Gestão de Qualidade nas empresas pode torná-la mais atrativa?

A gestão da qualidade nas empresas é um conjunto de atividades, procedimentos e práticas que visam garantir o máximo de excelência na entrega de produtos e serviços.

A busca da excelência na entrega de soluções mais bem-acabadas para o consumidor foi fruto do aumento da concorrência e teve um papel importantíssimo no aprimoramento das empresas. No caso brasileiro, esse movimento foi muito forte nos anos 90 na forma dos programas de qualidade, o que perdura até hoje, com evoluções.


Além de influenciar na competitividade dos negócios, as metodologias usadas na gestão da qualidade diminuem custos com desperdícios, defeitos de fabricação e procedimentos improdutivos, pois começa se concentrando na melhora dos processos.

Por isso, você tem vários bons motivos para se interessar pelo tema. Continue a leitura e confira mais detalhadamente os ganhos e procedimentos da qualidade!


O sistema de gestão da qualidade nas empresas

É provável que você já conheça a sigla SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade. É importante começar por defini-lo para esclarecer que, como em qualquer processo de gestão, é preciso adotar um modelo sistêmico para administrar a qualidade.

Isso significa que ele tem a característica de ser holístico, ou seja, é resultado de uma série de medidas e práticas integradas e alinhadas. Por exemplo, não se pode pensar em administrar a qualidade sem que a gestão de fornecedores garanta a procedência de insumos, matérias-primas e bons serviços — no caso da indústria.


Os princípios da gestão da qualidade nas empresas

Por isso, o SGQ é baseado em princípios muito bem definidos. Normalmente, são abordados 7 deles, mais a relação que apresentamos incluí um 8°. São eles:


  • foco no cliente: quem determina o que é qualidade é o cliente. O SGQ precisa atender a essa expectativa;

  • liderança: os líderes devem criar uma cultura de qualidade para obter resultados no longo prazo;

  • envolvimento: essa cultura precisa envolver e engajar as pessoas para construir atitude em prol da qualidade. Todos precisam “lutar” por ela;

  • abordagem de processo: a qualidade inicia com a revisão e a reengenharia de processos definidos para produzir o máximo de excelência e eliminar erros;

  • sistematização: o processo só funciona se for pensado por inteiro — como já adiantamos;

  • melhoria contínua: nenhuma empresa consegue a perfeição na primeira tentativa. É preciso monitorar resultados, identificar gargalos e resolvê-los continuamente;

  • decisões embasadas: a qualidade da informação usada na tomada de decisão é a essência da excelência. Use indicadores;

  • relacionamento com fornecedores: a qualidade precisa ser garantida em toda a cadeia produtiva. Por isso, a gestão de fornecedores é fundamental, o que inclui o relacionamento.


Para concluir, não podemos deixar de mencionar a relação da gestão da qualidade nas empresas com a fidelização e a atração de clientes. Sem oferecer qualidade segundo os critérios dos consumidores, nenhuma ação de fidelização alcançará os resultados possíveis, mesmo com a oferta de vantagens especiais. De outro lado, com a oferta de um bom nível de qualidade os clientes ficam mais satisfeitos.


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Gestão da Qualidade

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